Feira de serviços abre Semana da Pátria no Centro Cívico

A Semana da Pátria começa neste sábado (1), com o acendimento do fogo simbólico e abertura da feira de serviços gratuitos Paraná em Ação, às 9h, no pátio do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba.

“Vamos celebrar a data em que o Brasil comemora 190 anos de independência com uma extensa programação cultural e solidária. Será a festa cívica da cidadania brasileira”, disse o governador Beto Richa.

A Secretaria Especial de Relações com a Comunidade promove no sábado e no domingo a 9.ª edição do programa Paraná em Ação 2012 – Mutirão da Cidadania. O atendimento ao público será das 9h às 18h. Durante os dois dias, a população terá uma série de serviços gratuitos e atividades na Praça Nossa Senhora de Salette.

A população poderá solicitar documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, terá atendimento na área de saúde, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações.

A Defensoria Pública do Paraná também fica à disposição de todos durante o fim de semana. Serão ofertados gratuitamente os serviços da Agência do Trabalhador, como intermediação de mão de obra, habilitação do seguro desemprego, inscrição para cursos de qualificação profissional e informações sobre microcrédito.

No local, o trabalhador ainda pode conferir as oportunidades de emprego com carteira assinada disponíveis para seu perfil e se candidatar à vaga. O serviço de habilitação do seguro desemprego estará disponível para aqueles que não estão mais registrados e precisam requerer o benefício. Quem quer ingressar em um curso de capacitação também terá a oportunidade de se inscrever durante o evento.

Desfile

A semana se encerra na sexta-feira (7), com o tradicional desfile cívico-militar, no Centro Cívico, com veteranos da Força Expedicionária Brasileira, representantes das forças de segurança, autoridades e escolares.

Os eventos são organizados pelo Governo do Estado em parceria com as Forças Armadas e entidades civis. A programação completa e informações sobre a Semana da Pátria 2012 estão disponíveis no site www.semanadapatria.pr.gov.br. Estão previstas diversas atividades culturais, de lazer e serviços.

Nos dias 1.º e 2, no pátio do Palácio Iguaçu, acontece a 9.ª edição do Paraná em Ação 2012 – Mutirão da Cidadania, com a oferta de serviços gratuitos para a população. Ainda no domingo, será realizado o XIII Desfile do Pinheirinho.

No dia 3, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, acontece a Conferência Magna sobre a Independência, com a participação do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, representante da família real brasileira.

Também está prevista para o dia 6, a reabertura da Catedral Basílica de Curitiba. Serão desenvolvidas atividades culturais e de lazer, como shows, apresentação teatral e musical, oficina de libras, exibição de documentários.