Feira de cães abandonados chama a atenção em Curitiba

Em Curitiba, foi realizada ontem uma feira diferente. Os visitantes não encontravam frutas, verduras, bijuterias, quadros ou lembrancinhas. Mas sim animais à procura de um lar. São cães dos mais variados tamanhos e raças que foram abandonados por seus donos. Esta foi a terceira edição da Feira do Cão Usado.

Uma das organizadoras, a veterinária Josimara Cazetta, diz que na última conseguiram encontrar lar para 54 bichinhos. Ela explica que esses cães foram retirados da rua, receberam alguns cuidados, foram vacinados, e agora estão prontos para encontrar um novo lar. Ontem, foram colocados para adoção 64 animais. Esperava-se encontrar um lar para boa parte deles. Estima-se que perambulam pelas ruas da capital cerca de 13 mil animais.

Existe lei para maus-tratos, caso de quem abandona o seu bicho. A pena pode variar de três meses a um ano, mas na prática nada acontece. Aliado a isso, existe a falta de conscientização. Muita gente compra o bichinho por impulso, mas quando ele cresce encontra dificuldades para mantê-lo, pois precisa de alimentação, banho e cuidados médicos. A solução mais simples é jogar o bicho na rua, à própria sorte. Maeve Winkler, supervisora comercial, não suporta essa situação e há 17 anos recolhe animais que vê pelas ruas. Em sua casa tem 29 cães e 13 gatos. Ela gasta em média R$ 1 mil por mês entre alimentação e cuidados médicos.

Para levar para casa os bichinhos, os novos donos precisam assinar um termo de compromisso para que o cão não fique abandonado. Joelma Garcia ficou sabendo da feira pela internet e foi com o marido e os dois filhos para escolher um bichinho. ?Nunca tivemos um cachorro. A gente esperou para adotar porque só agora temos condição?, explicou. As pessoas que quiserem adotar um bicho podem entrar nos sites: http://adocao.nafoto.net/ e www.doacaodeanimais.com.br. 

Voltar ao topo