Federal preenche as vagas ociosas

O Paraná, por meio da Universidade Federal (UFPR) é pioneiro na adoção de medidas para acabar com as vagas ociosas nas instituições públicas de ensino superior. O ministro da Educação, Cristóvam Buarque, já declarou que a ocupação da vagas é um dos principais desafios de sua gestão frente ao Ministério. Na Federal, o assunto começou a ser tratado no ano passado e uma série de discussões na Universidade deu origem ao Provar – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes.

O levantamento inicial da Pró-reitoria de Graduação da UFPR (Prograd) apontou 1247 vagas ociosas em todos os cursos para turmas a partir do 3º ano. No entanto, serão ofertadas nessa primeira edição do Provar apenas 1009. “Isso se deve à liberdade dada aos coordenadores de cada curso. Eles trabalharam junto com a Pró-reitoria. Vamos receber o número de alunos que a infra-estrutura permite, sem onerar a qualidade e o bom desempenho das atividades acadêmicas”, afirmou Moreira.

A primeira fase, destinada à transferência dos alunos da própria UFPR, acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês. O edital para a segunda fase será divulgado dia 31 deste mês. As inscrições só acontecerão via internet, de 6 a 23 de fevereiro. As vagas são para alunos de outras instituições de ensino superior, que já tenham cursado o 1º ou 2º ano de seu curso, pois só existem vagas na UFPR para a partir do 3º ano. As provas da segunda fase acontecem dia 23 de março.

Voltar ao topo