Federal inaugura microscópio eletrônico

Com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) inaugurou na última semana o mais moderno microscópio eletrônico de varredura do País, com capacidade para ampliar imagens em até 300 mil vezes ? o que possibilita a visualização de aglomerados de moléculas. O equipamento, de tecnologia japonesa, está instalado no Centro Politécnico, em Curitiba, e custou cerca de R$ 500 mil.

Segundo a diretora do Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR, Ruth Schadeck, o novo aparelho possibilitará à universidade realizar inúmeras pesquisas nas mais variadas áreas (Biologia, Medicina, Física, Química e Engenharia, entre outras). Antes do equipamento japonês, o microscópio mais potente da universidade tinha capacidade de ampliação de “apenas” 10 mil vezes, o que limitava as possibilidades de análises.

O novo microscópio é capaz ainda de determinar os elementos químicos presentes em uma folha de árvore, por meio de uma análise de raios X. Isso pode ser útil para se determinar, por exemplo, se o vegetal está sendo contaminado por uma indústria localizada nas proximidades.

Voltar ao topo