Federal fecha vestibular sem problemas

O vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi encerrado oficialmente ontem, com a realização do segundo dia de aplicação das provas específicas. Realizadas apenas para 27 das 69 opções de curso da universidade, as provas são para áreas em que o desempenho do aprovado durante o curso será melhor se ele dominar a disciplina básica exigida, como Medicina, Ciências Biológicas, Matemática e Filosofia.

As provas específicas cobraram dos candidatos conhecimentos específicos de Física, Matemática, Química e Biologia, entre outras disciplinas, dependendo do curso. Já quem escolheu os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo teve uma prova diferenciada, que exigiu conhecimentos na área e também vocacional. É o segundo ano que a UFPR utiliza o vestibular em duas fases, o que na avaliação de seu reitor, Carlos Augusto Moreira Júnior, além de ser mais econômica, é mais justa com os candidatos.

Dos 7.951 candidatos que deveriam realizar o vestibular ontem, apenas 261 não compareceram. A UFPR considerou a aplicação da prova tranqüila, não registrando nem mesmo atrasos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o último vestibulando entrou faltando um minuto para o fechamento dos portões, às 13h30.

Provas

Ontem foram aplicadas 10 questões objetivas de múltipla escolha e cinco discursivas. ?A parte objetiva estava fácil, já a discursiva foi mais complicada?, disse o candidato Rudá Pereira, avaliando a prova de Biologia. Ele tenta o concurso pela segunda vez, para o curso de Ciências Biológicas.

Já Milena Oliveira Itani Cavalcanti, que veio do Acre até Curitiba para tentar Ciências Biológicas pela primeira vez, acredita que as duas fases deveriam ser realizadas no mesmo dia, barateando a vinda de candidatos de fora. ?Bastava se corrigir apenas a segunda fase de quem for aprovado na primeira?. Os gabaritos das provas desta segunda fase estão disponíveis no site da UFPR (www.ufpr.br). As provas começam a ser corrigidas no próximo dia 14. A divulgação dos resultados deve sair até o dia 20 de janeiro de 2006.

Voltar ao topo