Federal encerra as inscrições ao Provar

Quem quiser participar do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes, o Provar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem até hoje para fazer a inscrição. Os estudantes devem fazer as inscrições pela internet, no site www.ufpr.br.

A apresentação dos documentos e o pagamento da taxa podem ser feitos até amanhã nas agências dos Correios. O valor é de R$ 137, mais de R$ 4,50 para a postagem dos documentos.

Segundo o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, muitos alunos estão com dificuldades em conseguir o histórico escolar dentro do tempo preestabelecido de entrega, dia 24 deste mês, por isso a Universidade aceitará a princípio o protocolo de pedido do documento e a entrega oficial deste poderá ser feita até o dia até 22 de março.

Ao todo são 1.009 vagas ofertadas entre todas as habilitações. A perspectiva da UFPR é de que haja mais de duas mil procuras pelo programa, mas até agora a quantidade de inscrições efetivadas ou seja, aquelas que já tem a taxa paga, ainda é pequena.

Muitos cursos ainda tem número inferior de inscrições para as vagas disponíveis. São eles: Agronomia; Economia; Geografia; História; Matemática; Letras; Física; Química; Terapia Ocupacional; Zootecnia; todas as áreas de engenharia; o quarto ano de enfermagem e o sexto ano de Medicina.

Para ser aprovado no processo o aluno deve obter nota mínima de 5,0 na avaliação. Podem participar estudantes de instituições de ensino superior pública e privada de todo País que já tenham concluído o segundo ano do curso para qual pretendem candidatar-se.

As provas serão objetivas e discursivas, com o conteúdo específico para cada graduação. Em alguns casos também haverá provas práticas, como em Medicina e Odontologia. A avaliação será no próximo mês, marcada para o domingo do dia 23 de março. A divulgação do resultado da maioria dos cursos está previsto para o dia 4 de abril e o início das aulas é dia 22 do mesmo mês.

Pioneirismo

As vagas remanescentes são aquelas deixadas por estudantes que abandonam o curso e que chegam a um índice de 35%. A idéia de preencher essas vagas começou a ser trabalhada no ano passado e ganhou vida este ano com o projeto. “Com o Provar ocupamos as vagas e damos oportunidade àqueles que não têm condições de pagar a mensalidade ou por qualquer outro motivo precisam da transferência de universidade, explica o Reitor”. A UFPR é a primeira instituição a adotar esse sistema no País.

Voltar ao topo