Federal divulga hoje o resultado do vestibular

Termina hoje a expectativa de mais de 52 mil candidatos inscritos no Concurso Vestibular 2003 da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A partir das 14h, inicia a homologação das listas com os 4.034 aprovados em um dos 58 cursos de graduação. Os que concorrem a uma das cem vagas da Escola Técnica da UFPR ou prestaram concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, também conhecerão o resultado nesta tarde.

A divulgação do resultado vai acontecer com um dia de antecedência. Segundo o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Dartagnan Baggio Emerenciano, a antecipação aconteceu porque a correção das redações foi concluída antes do prazo previsto. “Em nosso sistema de correção, as redações passam por duas equipes”, explica a coordenador. “Quando há muita discrepância nas notas, uma terceira equipe avalia. Geralmente, cerca de 10 mil redações são submetidas a esta terceira etapa. Só que neste ano, o número de redações que apresentou diferença entre as notas não chegou a 2.500. Isto demonstra que os critérios para a correção estipulados foram bem assimilados pelas equipes de professores envolvidas neste trabalho.”

Para esta etapa final do concurso, apenas dez funcionários da UFPR foram envolvidos, sendo que três estão com a responsabilidade de montar os editais com as tão esperadas listas. “Na reta final do concurso, procuramos envolver o mínimo de pessoas possível para evitar problemas relacionados a divulgação de nomes antecipadamente”, afirma Dartagnan Baggio, assegurando que tão logo sejam homologadas as listas, os nomes ficarão disponíveis no site www.cccv.ufpr.br.

Os candidatos também poderão acessar o resultado em outros sites (confira o box) ou pelo telefone do Núcleo de Concursos, (41) 266-0909. “Tanto o telefone quanto o site da UFPR deverão ficar congestionados, portanto, é bom os candidatos buscarem acessar os outros sites que divulgarão as listas”, sugere.

Para quem não encontrar o seu nome, vale uma recomendação do próprio coordenador do Núcleo. “Aguarde até segunda-feira, quando já estará disponível no site do vestibular a classificação e o desempenho de cada candidato, que poderão ser acessados através do número de inscrição.”

Mais chamadas

A primeira chamada complementar (segunda chamada) está prevista para ser divulgada no dia 18 de fevereiro, quase duas semanas depois do início das matrículas que acontecerão de 3 à 6 de fevereiro.

As chamadas complementares podem ser divulgadas ao longo de todo o ano. “Os candidatos que estiverem nesta situação devem ficar atentos”, avisa o coordenador.

No decorrer do ano passado, houve 20 chamadas referentes ao Concurso Vestibular 2002 da UFPR. A última aconteceu no dia 11 de novembro.

Festa

Os mais de 4 mil aprovados no vestibular da UFPR terão uma festa a altura do seu esforço. Além do tradicional banho de lama no pátio da Reitoria, cinco bandas regionais (dentre elas a Black Maria), animarão os novos calouros.

De acordo com o Diretório Acadêmico de Engenharia Civil do Paraná (Daep), o mais antigo do Estado, as “surpresas” relacionadas ao trote dos calouros deverão acontecer no início das aulas. Isso porque a notícia da antecipação do resultado foi dada de última hora. “Soubemos da antecipação só na terça-feira, não deu tempo de inovar muito, mas vamos participar da comemoração com a mesma animação”, conta o vice-presidente do Daep, o estudante Pedro Mauricio Nadai Okano.

Resultado online

Além do www.cccv.ufpr.br, a lista dos aprovados também estará disponível nos seguintes endereços: www.ufpr.br,  www.uol.com.br/vestibuol  e www.pr.gov.br.

Voltar ao topo