Fazer RG exige paciência dos curitibanos

Fazer carteira de identidade em Curitiba virou um exercício de paciência. Apenas quem chega com muita antecedência ao Instituto de Identificação, na Rua José Loureiro, no centro, ou nos doze postos de atendimento que realizam o serviço nos bairros consegue senha para dar entrada na solicitação do documento.  

Ontem, às 7h30, a fila já era grande no instituto, onde são distribuídas cinqüenta senhas. Quem a encabeçava era o restaurador de móveis Juan Santana, que chegou ao local às 3h. ?Saí do trabalho à 1h30 e vim direto. Soube que era difícil conseguir uma senha e resolvi me prevenir. Perdi minha carteira e preciso de outra para procurar emprego?, afirmou.

Na última terça-feira, a administradora Alessandra Luz chegou na Rua José Loureiro às 6h para tentar tirar a carteira de identidade da filha, de três anos, e não conseguiu senha. Ontem, ela chegou pouco depois das 5h e tinha esperança de conseguir. Com a filha dormindo no colo, ela estava na metade da fila. ?Moro em Ibaiti, no Norte Pioneiro, mas lá a identidade leva dois meses para ficar pronta. Como estou indo para o exterior em fevereiro e vou levar minha filha, vim tirar o documento dela em Curitiba. Minha filha já está cansada de esperar e não temos sequer como usar um banheiro?, reclamou.

O empresário Agnoel Barbosa, que chegou pouco depois de Alessandra, se queixava da insegurança na fila. ?A gente chega aqui no escuro e fica sendo rondado por pessoas mal-encaradas. Não dá para vir de relógio e é preciso esconder a carteira de dinheiro. O medo de ser assaltado é grande?, contou. Agnoel também fez a primeira tentativa de tirar a identidade na terça-feira. Naquele dia, ele foi até o instituto no período da tarde e acabou sendo informado da fila da madrugada.

No 3.º Distrito Policial, no bairro Mercês, onde são distribuídas trinta senhas, a situação ontem era um pouco mais tranqüila. Entretanto, também havia pessoas cansadas de esperar e reclamando da insegurança. A primeira da fila era a psicóloga Rejane Crestani, que chegou ao local às 6h. ?Confesso que fiquei com medo quando cheguei, pois ainda estava escuro. É um absurdo a gente ter que chegar tão cedo?, declarou.

Sesp: mais senhas serão distribuídas

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informa que, nesta época do ano, a procura pelas carteiras de identidade aumenta em função das matrículas escolares. Para minimizar o problema das filas, a Sesp informou que, em breve, mais senhas devem começar a ser distribuídas. A secretaria revelou ainda que todos os postos do Instituto de Identificação de Curitiba já estão atualizados com um novo sistema de emissão de carteiras de identidade. No momento, os funcionários passam por processo de adaptação ao novo sistema.

Segundo o órgão, o efetivo dos postos também deve aumentar, após o final do concurso da Polícia Civil, com a contratação de 128 novos papiloscopistas. Mais informações podem ser obtidas no site www.ii.pr.gov.br.

Voltar ao topo