Fazenda da UFPR oferta mudas de flores nativas

Com a finalidade de incentivar o plantio de flores e arbustos de espécies nativas nos jardins, a disciplina de Plantas Ornamentais do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná está ofertando três mil mudas para a comunidade. São plantas que exigem menos cuidados, adaptadas ao clima local, dispensam o uso de agrotóxicos e podem contribuir para atração da fauna, de acordo com a pesquisadora Francine Cuquel.

Entre os arbustos, forração e mudas de árvores que estão sendo disponibilizadas estão as espécies como  Butiá, Dedaleiro, Araçá, Guabiroba, Ingá, Canela, Timburi, Manacá, Primavera, também conhecida como  Buganvília, Caliandra, Iris e Calatéia. As pessoas interessadas em adquirir plantas podem  ir ao Viveiro de Plantas Ornamentais da UFPR, no Centro de Estações do Canguiri, Rua Ivone Pimentel, 1000 – Pinhais, próximo ao antigo Parque Castelo Branco. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira  das  08 às 10h30min e das 13h30min  às 16 horas.  Informações também são fornecidas pelos números  (41)3551-1243, 3551-1043 e  3551-1116. As mudas variam de R$ 3,00 a R$ 15,00.

Preservação

A professora de floricultura explica que as plantas nativas não têm sido muito utilizadas em projetos de paisagismo devido ao desconhecimento de seu potencial e a carência de estudos consolidados sobre biologia, ecologia, propagação e manejo. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia de UFPR em conjunto com a Prefeitura Municipal de Curitiba desenvolve pesquisas buscando identificar e selecionar espécies nativas da região sul do Brasil com potencial ornamental, cuja produção de mudas que ainda não tenha sido explorada; estudar a fenologia, propagação e adaptação destas espécies ao espaço urbano.           

Ainda, de acordo com a pesquisadora, o Brasil abriga cerca de 20% da biodiversidade mundial, entretanto a pressão de extinção devido ao desmatamento, a expansão agrícola, a ocupação irregular do espaço urbano, geralmente próximo a cursos d’água, e o emprego generalizado de espécies exóticas em projetos de paisagismo ameaça a nossa biodiversidade. Esta perda se intensifica à medida que as plantas exóticas ocupam o lugar das nativas, modificando a paisagem e as características naturais dos ecossistemas.