FAS terá equipes de combate à exploração infantil

A Fundação de Ação Social (FAS) dá início neste domingo (16) à campanha “Criança protegida, alegria garantida”. A campanha, inédita em Curitiba, prevê a execução de ações permanentes em eventos que serão realizados na cidade ao longo do ano, com o objetivo de enfrentamento e combate às violações de direitos de crianças e adolescentes, como situações de exploração sexual e trabalho infantil, entre outras.

O pontapé inicial será dado durante o desfile de pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacis, que integra a programação oficial do Carnaval 2014, neste domingo (16), na Rua Marechal Deodoro, as 15 horas.

Neste e nos demais eventos que compõem a programação oficial do Carnaval, a FAS estará presente com equipes de técnicos e educadores orientando o público sobre as situações de risco e sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, identificando situações de violações e realizando os encaminhamentos devidos, sempre com vistas à prevenção e ao combate a práticas violadoras.

Em 2013, foram registrados, em Curitiba, segundo dados da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente,  3.577 notificações obrigatórias de situações de risco para a violência. Destas, 422 envolvem suspeitas ou confirmação de violência sexual e 59 identificam situações de trabalho infantil.