Farmácias paranaenses têm mais farmacêuticos

O Dia do Farmacêutico, comemorado amanhã, vai ser celebrado com uma vitória da categoria. Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), o Estado é considerado modelo nacional em assistência farmacêutica porque a maioria dos estabelecimentos possui profissionais atendendo durante o horário de funcionamento. O resultado foi atingido depois de 16 anos de fiscalização, de acordo com o presidente do conselho, Everson Augusto Krum. Dados do órgão indicam que 24 mil estabelecimentos foram fiscalizados somente em 2002.

Krum explica que a presença de um farmacêutico é importante para ajudar o consumidor. “Havia a necessidade de completar a cadeia da saúde. O médico receita e o farmacêutico confere os medicamentos e orienta o usuário”. Com algumas medidas simples e até mesmo uma pequena conversa, o profissional pode evitar que algum remédio traga prejuízos maiores para a saúde do usuário, inclusive nos casos de automedicação.

“Às vezes o paciente não comunicou ao médico que utilizava determinado remédio e a associação de alguns medicamentos pode fazer muito mal. Os farmacêuticos possuem técnicas para fazer a abordagem e descobrir se há o consumo de outros remédios”, explica Krum.

Fiscalização

Para aperfeiçoar o atendimento, o CRF-PR passou a fiscalizar, desde de 31 de outubro de 2002, a presença de farmacêuticos também aos sábados. Antes, o órgão só exigia a permanência de segunda à sexta.

Por causa do aumento de farmacêuticos nos estabelecimentos, o Conselho conseguiu uma autorização junto a Secretaria Estadual de Saúde permitindo que os profissionais realizem alguns serviços, como medição de pressão arterial, inalação e pequenos curativos, antes proibidos. “O avanço conquistou a confiança da secretaria nos farmacêuticos e isso facilitou a vida do usuário”, analisa Krum.

Exemplo

Devido ao patamar alcançado, o conselho foi convidado pela Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para coordenar o grupo que fará a revisão das bulas dos remédios vendidos no Brasil. “Provavelmente serão criadas duas bulas, uma para a pessoa leiga e outra para o técnico”, explica Krum.

Segundo o presidente do CRF-PR, o mercado para farmacêutico ainda está bom. “Ainda está absorvendo os profissionais, mas há uma certa preocupação com o aumento dos cursos de farmácia. Cerca de oitocentos profissionais são formados todos os anos.” Ele estima que daqui a 5 anos, 1.500 profissionais sairão das universidades por ano. Atualmente, no Paraná existem 7.833 profissionais inscritos no CRF-PR.

Profissionais antecipam data

Em alusão ao Dia do Farmacêutico, comemorado amanhã, o Conselho Regional de Farmácia (CRF), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, montou um estande de atendimento à população, ontem, na Boca Maldita, centro de Curitiba.

Quem passava pelo local podia, gratuitamente, ter a chance de medir o peso e a pressão arterial. “Nosso objetivo é desenvolver um trabalho social e, ao mesmo tempo, aproximar o farmacêutico da população, fazendo com que as pessoas saibam mais sobre a profissão”, comenta o assessor da diretoria do CRF, Maurício Portella.

Quem apresentou sintomas de pressão alta e obesidade foram orientados a procurar atendimento nos postos de saúde municipais.

Os farmacêuticos também falaram sobre os perigos da automedicação, da importância do uso correto dos remédios. Foi a primeira vez que o CRF usou o atendimento ao público para comemorar o Dia do Farmacêutico. A iniciativa deverá ser repetida em 2004. “Também estamos pensando em criar programas para atender à população em outras datas importantes, como no Dia da Aids e da Homeopatia”, conta Maurício. (CV)

Voltar ao topo