Famílias da Vila Yasmim serão relocadas em breve

A expectativa é grande entre os moradores da Vila Yasmim, localizada no chamada bolsão da Vila Audi/União, na divisa entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. São 1.330 pessoas, num total de 333 famílias, incluídas em um processo de relocação que vem sendo executado pela Cohab-Curitiba. A previsão é de que elas devem começar a ser transferidas para 304 lotes no Jardim Iraí, nas proximidades do bolsão, até o início do próximo mês.

A Vila Yasmim é uma ocupação irregular localizada junto à área de preservação ambiental (APA) do Rio Iguaçu, estando sempre sujeita a inundações. Muitas das pessoas que vivem no local já enfrentaram enchentes e tiveram parte de seus bens levada pela água. “A minha casa já foi tomada pela água duas vezes”, conta o desempregado Lerdino Rodrigues de Oliveira, que mora na área há nove anos. “Perdi muitas coisas e, sempre que chove um pouco mais forte, fico com medo de que minha casa alague novamente.”

Na opinião de Lerdino, a transferência para o Jardim Iraí vai trazer mais segurança aos atuais moradores da Vila Yasmim. Ele acredita que a mudança vai ser trabalhosa mas que, no final, vai acabar valendo a pena. Só lamenta perder o dinheiro que, nos últimos anos, investiu em obras realizadas dentro do atual terreno. “Paguei pelo terreno na Vila Audi e investi muito para que ele se tornasse um local bom para se viver ? e este dinheiro nunca vai ser reavido”, diz. “Entretanto, irei para um lugar onde terei a certeza de não estar em uma área de invasão e não precisarei mais me preocupar com possíveis enchentes.”

A dona-de-casa Clarice Souza Santos também considera a relocação positiva. Ela mora, junto com o marido, dois filhos e um neto de três anos de idade, bem às margens do rio Iguaçu. Nos últimos dias, vendeu um carro e comprou tijolos para construir no lote que está adquirindo. “Aqui na Vila Audi nos falta tudo”, diz. “Morar à beira de um rio é bastante perigoso, principalmente para as crianças. Acredito que no novo loteamento teremos mais infra-estrutura e melhores condições de vida. O Jardim Iraí é melhor localizado e estaremos morando em um local que realmente será nosso.”

A auxiliar de produção Sandra Castilho, que vive no bolsão com as duas filhas, de 11 e 8 anos de idade, concorda. Ela só lamenta pelas pessoas que investiram nas área da Vila Yasmim e, ao serem transferidas, não terão como recuperar o dinheiro. “A transferência para o novo loteamento vai ser muito trabalhosa, mas benéfica para a maioria da população transferida”, revela. “Porém, para quem construiu casa de material ou investiu em outras coisas, tudo terá sido em vão. A transferência está sendo um recomeço de vida.”

Pagamento

Segundo a presidente da Cohab, Tereza Oliveira, as famílias estão pagando pelos lotes no Jardim Iraí de acordo com suas possibilidades de compra. Na maioria dos casos, os terrenos devem ser quitados em quinze anos. Entretanto, algumas pessoas estão fazendo financiamentos de até 25 anos. Nos próximos dias, a Cohab deve solicitar ligações de água e luz para os lotes.

Transferência de 52 famílias do Xaxim

A Cohab irá relocar 52 famílias que moram na margem do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, para lotes regulares no conjunto Moradias Bromélia. A transferência já beneficiou 25 famílias. As outras 27 serão transferidas nos próximos 60 dias. A relocação está sendo feita em parceria com a Administração Regional do Boqueirão e com o 3.º Distrito Rodoviário, que estão auxiliando na implantação de infra-estrutura no loteamento.

A área que vai receber as famílias é um remanescente do Moradias Bromélia e havia sido doada ao município para implantação de equipamentos comunitários. Agora, o terreno, que comporta 52 lotes e inclui espaço que está destinado à construção de uma escola, está em processo de transferência ao Fundo Municipal da Habitação. Esta providência permite que o assentamento das famílias seja feito pela Cohab.

Voltar ao topo