Em todo o Paraná foram registradas fortes chuvas nesta noite de sábado (29). Por volta das 21 horas, segundo informações do Simepar, os locais onde ocorreram as chuvas mais intensas foram em Foz do Iguaçu, onde se registrou 52 milímetros, seguido por Curitiba 46 milímetros e Antonina 33 milímetros.

continua após a publicidade

Estragos foram registrados em diversos municípios por alagamentos, como em Antonina, no Litoral, e em Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, onde o Rio Areia Branca subiu cerca de dois metros e meio acima do nível normal em questão de minutos. Por volta da 1 hora desta madrugada, os moradores acordaram e correram para salvar seus pertences.

Em Quitandinha, segundo moradores que não quiseram se identificar, o problema está em alguns grandes tanques de criação de peixe que estouraram e suas águas desceram arrebentando outros tanques até que o rio Areia Branca, desembocasse no Rio da Várzea (que corta a cidade). Ainda segundo populares, mais de 25 residências foram alagadas pela enxurrada. A redação tentou entrar em contato com a Defesa Civil do município, mas não achou o responsável.

Um dos moradores contou que há três anos atrás uma enxurrada muito parecida atingiu a cidade, e daquela vez foi comprovado que os tanques de peixe foram os responsáveis pelo aumento rápido do nível do rio.

continua após a publicidade

As chuvas prosseguiram durante toda a noite e na manhã deste domingo (30), a região norte do estado era a mais afetada pelas pancadas de chuva, principalmente nas cidades de Maringá, Marialva e Mandaguari.

Previsão

continua após a publicidade

Segundo o Meteorologista do Simepar, Tarcízio Valentin da Costa, há previsão de chuva para os próximos dias. De acordo com ele, amanhã chegará ao Rio Grande do Sul uma nova frente fria, que deve estar no Paraná de terça para quarta-feira. Ele contou ainda que, principalmente no Litoral Paranaense essas chuvas serão mais significativas.