Família Moletta festeja 125 anos de imigração

Uma grande festa, hoje, em São José dos Pinhais, marca a comemoração dos 125 anos da imigração da família Moletta ao Brasil. São esperados mais de 1.200 descendentes e agregados da família, que se instalou no Paraná em 1897 e o hoje, já na 8.ª geração, tem descendência em todo o país.

Os pioneiros da imigração foram o casal de agricultores Luigi Moletta e Anna Bordignon. Com oito de seus onze filhos (posteriormente vieram mais dois) eles chegaram ao Paraná em 1897. Ficaram por um período em Morretes e se instalaram definitivamente na Colônia Água Verde em 1898.

Os imigrantes vieram da cidade de Casoni di Mussolente, província de Vicenza. Na época a região norte da Itália estava empobrecida e o governo brasileiro facilitava a vinda de imigrantes, dando as passagens e prometendo facilidades para a aquisição de terras.

“Eles eram muito religiosos, tanto que, mesmo sem ter muitos recursos inicialmente, construíram um pequeno oratório no bairro da Água Verde. Hoje, esta capela, que fica entre as avenidas República Argentina e Água Verde, é o único resquício da imigração italiana na Água Verde”, contou Susete Moletta, descendente que está na terceira geração, uma das organizadoras da festa.

Susete disse que uma das tradições em todas as gerações da família é o dom para massagens. “A festa terá comida típica, recreações para as crianças e banda com músicas italianas. A idéia e integrar a família e principalmente valorizar o idoso”, contou Susete, destacando que virão Molettas e descendentes de Roraima, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Rio e Santa Catarina.

Moacir Moletta, primo de Susete, é um dos representantes da família em Ponta Grossa. Ele confirmou que no Paraná a família se divide principalmente me quatro pólos: Curitiba, São José dos Pinhais, Imbituva e Ponta Grossa. Entre pessoas com o sobrenome e de descendência do casal Moletta, devem existir 10 mil no Brasil.

A palavra moletta, em italiano significa amolador, afiador, pessoa que afia instrumentos de metal. Susete explicou que nada tem a ver com a palavra muleta, em português. Muleta, com “u”, em italiano é chamada de stampella.

Serviço:

A festa será realizada na Chácara do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), quilômetro 634 da BR-376, em São José dos Pinhais.

Voltar ao topo