Família do interior mora em uma Kombi na capital

Há um mês, o agricultor Gabriel Rodrigues Gonçalves, de 43 anos, está morando com a mulher e os três filhos, de 11, 9 e 8 anos de idade, dentro de uma Kombi. O veículo fica estacionado na entrada da Vila Verde, na Cidade Industrial de Curitiba.

Originária do Sudoeste do Estado, a família chegou a Curitiba há quatro anos, em busca de melhores condições de vida. Atualmente, sem dinheiro para pagar aluguel, resolveu viver dentro da van.

“Durante o dia, utilizo a Kombi para ir pegar frutas no Ceasa e transportar materiais recicláveis. Vivo da venda das frutas e da sucata”, conta Gabriel. “À noite, o veículo serve de abrigo à minha família. O espaço interno da Kombi é pequeno e temos que nos apertar para dormir, mas pelo menos não ficamos ao relento.”

Apesar das dificuldades, o agricultor considera a vida na capital melhor do que a que levava no interior. Ele diz que na região Sudoeste tinha uma casa, mas dificilmente tinha o que dar de comer para a família. “Em Curitiba, tenho uma renda mensal de cerca de R$ 200,00”, revela. “É muito pouco, mas pelo menos consigo comprar comida. No interior, eu não conseguia ganhar esse valor.” Ele lamenta que, no momento, não possa dar melhores condições de vida à família. “Moro em uma Kombi, mas pelo menos não estou tendo que roubar ou pedir esmolas para conseguir sobreviver”, orgulha-se.

Voltar ao topo