Família Budel festeja 110 anos de imigração

Os descendentes da família Budel, de origem italiana, se reúnem hoje no Salão Paroquial da Igreja de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, para comemorar os 110 anos de imigração. São esperadas cerca de 500 pessoas, todas descendentes do casal Giovanni e Giovannna Budel.

O administrador de empresas Giácomo Clausi Budel, 42, bisneto do casal, conta que a finalidade da festa é reunir o maior número de descendentes. “A globalização distancia os homens da relação interpessoal e afasta o convívio familiar. Hoje tudo é monitorado pelo horário e não há tempo para mais nada. Para mim, é valoroso momentos como esse”, diz.

A última reunião da família aconteceu em 1992, na comemoração dos cem anos de imigração. Giácomo conta que os primeiros imigrantes da família Budel foram seus tataravôs, Giácomo Budel e Pasqua Biasuz Budel, pais de Giovanni Budel, que chegaram ao Brasil no dia 23 de novembro de 1889, acompanhado de sete filhos. Provenientes de Belluno, em Vêneto (Itália), o casal desembarcou no Porto de Paranaguá. Vieram com o sonho e a promessa de fartura de terra. “Italiano ama a terra. Eles vieram com muita fome de trabalho”, conta Giácomo. Em Curitiba, o casal encontrou parentes que aqui estavam e se instalaram em Santa Felicidade, que é até hoje o reduto dos descendentes italianos na capital. “Eles compraram alguma terra e começaram a plantar milho, uva, feijão, como meio de sobrevivência”, lembra. Outros dois filhos do casal, entre eles Giovanni, então com 25 anos de idade, vieram ao Brasil três anos depois.

Giácomo conta que na festa de hoje, apenas os descendentes do casal Giovanni e Giovanna Budel devem estar presentes. O encontro começa às 9h, com a apresentação de um vídeo sobre a cidade italiana Belluno. Depois, haverá o hasteamento de bandeiras, santa missa e o típico almoço, com fartura de risoto, polenta e frango, além de vinho. A expectativa, segundo ele, é que em 2012 se consiga reunir os descendentes do casal Giácomo e Pasqua Biasuz Budel, que somam, aproximadamente, cerca de quatro mil pessoas.

Voltar ao topo