Faltam funcionários nas escolas estaduais

A falta de funcionários nas escolas estaduais é apontada por professores como um dos maiores problemas da educação no Estado. De acordo com o Núcleo Sindical Curitiba Norte da APP-Sindicato há dificuldades para manter a limpeza das escolas por falta de pessoal.

Ontem, a presidente do núcleo da APP-Sindicato, Tereza Lemos, confirmou que, na Escola Dona Branca do Nascimento, no bairro São João, apenas duas funcionárias faziam a limpeza de 18 salas.

De acordo com Tereza, além do Dona Branca, a situação é mais grave nos colégios Papa João Paulo II, Pilar Maturana, Gelvira Pacheco e Santa Gema. Segundo ela, faltam funcionários na cozinha, na limpeza, no portão, no pátio.

No Colégio Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, ela conta que, em decorrência do excesso de trabalho, funcionárias adoeceram e não havia inspetor de pátio ontem. “A merenda teve que ser feita pelo diretor e uma professora porque a merendeira está afastada por problemas de saúde”, afirma.

Somente na Escola Dona Branca, Tereza estima que seriam necessários mais nove funcionários. Para atender a demanda das escolas na região de Curitiba, o sindicato afirma que deveriam haver pelo menos mais 500 novos funcionários.

Ela ressalta que, dos candidatos aprovados no último concurso da Secretaria de Estado da Educação (Seed), deverão assumir os cargos 683. Destes apenas 53 serão lotados nas escolas da capital.

“Mesmo que haja a contratação não teremos a necessidade das escolas atendida”, afirma. O tema será discutido durante a V Conferência Regional da APP-Sindicato, que acontece entre hoje e amanhã no Hotel Lancaster, em Curitiba.

Seed

A chefe do Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde (Seed), Siloé Lourdes Costa, informou que estão sendo contratados 357 novos servidores para as escolas de Curitiba. Ela confirmou que desse total, apenas 53 não estão atuando nas escolas. Outros 24 funcionários foram contratados de forma emergêncial.

“Ainda existem 70 pessoas afastadas por problemas de saúde e que podem voltar a qualquer momento. Em agosto, a previsão é de que mais 53 servidores sejam nomeados”, afirma.