Caçadores de notícias

Falta tudo na Vila Prado, em Almirante Tamandaré

O motorista Antônio Pereira Rodrigues dirige a linha de ônibus Vila Prado, em Almirante Tamandaré, há 23 anos e nunca viu melhorias na Rua José Real Prado, no trecho entre o cemitério da região e o ponto final da linha, no Jardim Rosana. “A rua é toda de terra batida. Em dias quentes e de tempo seco, a poeira invade as casas, além de atrapalhar a visão dos motoristas. Já nos dias de chuva, o ônibus nem sobe e os moradores têm que descer até o cemitério pra pegar o ônibus”, conta.

A dona de casa Elza Derin mora na região há 10 anos e revela que as péssimas condições da rua sempre foram alvos de reclamação por parte da vizinhança. “A situação não está ruim. Ela sempre foi ruim. Quando o ônibus chega ao ponto final, a poeira sobe e invade as casas. Tem que asfaltar isso aí logo, porque a região está crescendo demais”, protesta.

A moradora Josefina de Paula também reclama que falta iluminação no ponto final do Vila Prado. “À noite, aqui é perigoso. Não tem poste suficiente e assim fica perfeito pra bandidagem agir. E tem acontecido muitos assaltos nos últimos anos, mas o que se pode fazer? A gente tem que pegar o ônibus todo dia”, relata.

O arte-finalista Baltazar Souza vai semanalmente à localidade visitar a mãe e afirma que, além das péssimas condições da rua, o ponto final da linha está na mira da bandidagem. “Tem assalto direto aqui, principalmente no final de tarde e pela noite. Assaltam pessoas nas ruas, dentro do ônibus, motorista e cobradores. Tá feia a coisa por aqui”, desabafa.

Depredação

A situação dos pontos de ônibus de Almirante Tamandaré está deplorável, de acordo com os usuários do transporte coletivo. Boa parte das estruturas localizadas nos bairros São Felipe, Colônia Vila Prado, Mato Dentro e Vila São Jorge está destruída e quem precisa se abrigar para pegar ônibus sofre com as péssimas condições de conservação.

O aposentado José Pires mora à beira da Rodovia dos Minérios, no bairro Mato Dentro, há dez anos. Em frente à sua casa tem um ponto de ônibus onde passam linhas metropolitanas. Ele conta que a estrutura vive danificada por causa das batidas de carros. “Aqui volta e meia algum motorista se perde no volante e destrói o ponto. Ou é a bandidagem da região que vive quebrando as coberturas por puro vandalismo. E que sofre é quem pega ônibus todos os dias”, relata.

Promessa de melhorias

A Prefeitura de Almirante Tamandaré promete executar serviços de manutenção na Rua José Real Prado a partir da semana que vem. Já os pontos de ônibus que foram alvo de ações de vandalismo serão recuperados pelo município até o final do ano, promete. Sobre a iluminação pública no Prado, a orientação é que os moradores protocolem um pedido na prefeitura para que sejam encaminhados à Copel. Só após a estatal elaborar os projetos é que o município poderá executar os serviços.