Caçadores de notícias

Falta de sinalização em rua da CIC deixa o trânsito caótico

Moradores e comerciantes da Rua Léa Moreira de Souza Moura, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), estão na bronca com falta de sinalização da via, que fica ao lado do terminal de ônibus do bairro. Segundo a vizinhança, em horários de pico o trânsito fica complicado na região por causa da grande quantidade de estabelecimentos comerciais e do grande fluxo de ônibus.

De acordo com a vendedora Lucimar Martins, que trabalha numa loja de roupas no local, a rua é estreita demais para aguentar a movimentação do terminal e de todo o comércio da rua. “Temos aqui supermercado, lotérica, escritórios, lojas de vestuário, sapatos e brinquedos, padarias e lanchonetes. Todos os dias os caminhões vêm fazer entrega para as lojas e não têm onde estacionar, daí param na rua mesmo, fechando o fluxo. Muitas vezes carros estacionam na esquina e os ônibus não conseguem fazer a curva. Daí para tudo mesmo”, conta.

O aposentado José Valdemir afirma que o grande movimento da via e a falta de estacionamento para os caminhões realizarem as entregas acabam atingindo o fluxo de pedestres na área. “Com essa confusão toda fica difícil pra quem anda a pé. Você nunca sabe se um carro vai sair de trás de um caminhão pra dar a volta. E não tem faixa de segurança ou sinal, então falta segurança para o pedestre também”, diz.

Problema generalizado

O taxista Antônio Thiago Pinheiro Lima, que mora na CIC há mais de 40 anos, conta que a falta de sinalização atinge o bairro inteiro. “Temos várias ruas dentro da Vila Nossa Senhora da Luz que não têm placas de ’Pare’ ou de preferencial. Tem ruas que são de mão dupla e se convertem em sentido único que não têm um aviso da mudança. Já bateram em mim várias vezes por causa da falta de sinalização”, desabafa.

José Lopes mora na esquina das ruas Léa Moreira de Souza Moura e Deodato Ribas Sabóia e também sofre com a falta de sinalização. “Minha garagem tem saída pra Deodato, porém ela é muito estreita e mesmo assim estacionam dos dois lados da rua. Às vezes não tenho como entrar nem como sair. Fica tudo fechado, ninguém passa”, revela.

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) prometeu que nos próximos dias vai enviar uma equipe para verificar a necessidade de reforço ou manutenção da sinalização da via.

Marco Charneski
José Lopes: ninguém passa.
Voltar ao topo