Falta de espaço prejudica ação de Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar do Portão está com um grande problema: a falta de espaço vem atrapalhando o desenvolvimento das ações do órgão. O conselho está instalado numa sala de 44 metros quadrados na Rua da Cidadania da Fazendinha, mas a presidente do conselho tutelar, Maria Elisabeth Kopachinski Biela, explicou que o local é insuficiente para os atendimentos necessários. São atendidas diariamente 35 pessoas. Mas o número de processos envolvendo crianças, que tramitam no conselho, chega a 20 mil. “Os armários já estão lotados, ocupando ainda mais espaço”, contou Maria.

A conselheira destacou que a construção de um mezanino no espaço superior da sala resolveria o problema. “Estava no orçamento de 2001 da Prefeitura, com previsão para início da obra em 2002, mas até agora nada”, lembrou. Ela destacou que há trinta dias a Prefeitura sinalizou com a possibilidade de mudar o local do conselho para uma sala maior dentro da própria Rua da Cidadania, mas até agora nada foi feito. “Não tem como dividir uma sala para três conselheiros. Os relatórios que temos que fazer, somos obrigados a fazer durante a noite, pois não dá para se concentrar e escrever”, relatou.

Maria afirmou também que as pessoas reclamam do atendimento, e que muitas vezes ficam esperando por muito tempo sem ter ao menos um local para sentar. “O pior é que temos que atendê-los bem e não podemos. Outro problema é que só há duas linhas de telefone”, reclamou, pedindo providências por parte do município.

Prefeitura

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Curitiba informou que a Regional Portão pretende duplicar o espaço do conselho, mudando-o para novo espaço na própria Rua da Cidadania. O remanejamento é considerado prioridade e deve ser feito em no máximo sessenta dias.

Voltar ao topo