Falta de chuvas não afeta abastecimento em Curitiba

O período de estiagem registrado no mês de agosto não afetou o abastecimento de água de Curitiba e região. Segundo dados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi registrado um aumento de 5% no consumo na primeira quinzena do mês em relação aos outros meses do ano, mas os níveis de reservação estão altos e não há possibilidade de racionamento.

Apenas no Sistema Miringuava, onde a captação é feita diretamente do rio Miringuava, foi registrada diminuição da vazão da água. O sistema é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 12% da população da Região Metropolitana, especialmente o município de São José dos Pinhais.

Apesar de os níveis de reservação permanecerem estáveis, a Sanepar orienta a população a usar a água de forma racional, evitando desperdícios como lavagem de calçadas e carros. “Ainda não temos falta de água, mas devemos ficar atentos se essa estiagem continuar”, afirma a gerente de Produção da Sanepar, Rita de Cássia Gorny Becher.

Em situações como esta, a Sanepar aciona o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba que, justamente por trabalhar de forma integrada, supre a demanda de regiões com problemas no fornecimento de água tratada.

As quatro barragens que atendem o SAIC estão com uma capacidade média de reservação de 94%, suficiente para o abastecimento da população nos próximos seis meses.

 

Estão disponíveis para uso da população 141.363.000 m³ de água, de um total de 151.000.000 m³. A barragem de Piraquara II apresenta 100% da sua capacidade de reservação, Piraquara I está com 97%, o Passaúna 96% e o Iraí com 89%.