Seca

Falta de chuva em outubro preocupa agricultores do PR

No Paraná, a combinação de chuvas esparsas e insuficientes com temperaturas acima da média no mês de outubro está preocupando os produtores rurais, aponta relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O relatório, correspondente ao mês de outubro, foi divulgado nesta terça-feira (4).

O clima seco atrasou o plantio de soja, milho e feijão, principais grãos cultivados na safra de verão isso pode afetar o potencial produtivo da safra 2014/15.

O relatório do Deral reflete essa preocupação com o clima, mas mantém a expectativa de colheita de 22,4 milhões de toneladas de grãos de verão, volume 9% acima do ano passado.

Plantio

Em outubro, o plantio da soja ocupava 61% da área estimada, enquanto no ano passado, no mesmo período, o plantio já havia avançado em 73% da área estimada. A área plantada com milho este ano, por ser bem menor que anos anteriores, já deveria estar com o plantio concluído, mas 93% da área estimada para a cultura foi plantada.

“O retorno das chuvas poderá alterar esse quadro”, disse o diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni.