O vereador Rogério Campos encaminhou em requerimento à prefeitura de Curitiba para que as novas estações-tubo tenham banheiros para o uso de cobradores e motoristas. De acordo com o texto, a prioridade é para que as estações-tubo da Linha Verde recebam o implemento.

continua após a publicidade

Para Anderson Teixeira, presidente do o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), somente dessa forma é possível colocar em pauta as atuais necessidades dos trabalhadores. “Existe uma parceria com o Rogério para atender as necessidades da categoria. Assim a gente pode conscientizar a população sobre o que está acontecendo com os motoristas e cobradores”, comentou.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável por gerenciar o transporte coletivo na cidade, informou já existe uma parceria com o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), mas reiterou que não ainda não existe um prazo para que o projeto seja colocando em prática.

Segundo a Urbs, a construção de banheiros em estações-tubo havido sido firmada em junho deste ano durante reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT) com o Sindimoc. Outro ponto levantado pela autarquia é que as estações-tubo da Linha Verde Sul já possuem sanitários e as obras da Linha Verde Norte têm banheiros em seu projeto.

continua após a publicidade

Empréstimo

Para conseguir suprir suas necessidades fisiológicas, os cobradores precisam usar banheiros emprestados por estabelecimentos comerciais. “Vamos em lojas, shoppings, lanchonetes e Ruas da Cidadania, mas muita gente não gosta de emprestar banheiro”, desabafou a cobradora Maria Margarida Conceição.

continua após a publicidade

Apesar de haver banheiro na Linha Verde, Maria reclama que são cinco tubos e um único sanitário. “É muito difícil essa situação, principalmente, para nós mulheres”, disse ela.