Vai faltar água?

Aumento do consumo de água preocupa veranistas no Paraná

Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

Após faltar água em Curitiba por causa do aumento do consumo devido às altas temperaturas, muita gente que vai descer ou já está nas praias do Paraná se preocupa com a situação no Litoral do estado. De acordo com a Sanepar, o excesso de consumo para a pequena infraestrutura dos balneários pode acarretar em situações de falta de água pontuais, principalmente nesta última semana do ano. Mas, mesmo com a demanda de água em alta por causa do forte calor dos últimos dias, não deve haver racionamento na capital e no Litoral do estado, garante a empresa.

No caso do Litoral, apesar de ter aumentado a produção de água em 10% neste ano e de ter investido em equipamentos novos e na ampliação de 20 km na rede de distribuição, a Sanepar explica que a demanda nessa época do ano passa de 120 mil habitantes para mais de 1 milhão no ano novo e no carnaval. Isso somando-se os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Guaraqueçaba e Morretes. Antonina e Paranaguá não são abastecidos pela Sanepar.

“Por mais investimentos que se faça, é preciso haver um consumo racional. As casas no Litoral acabam ficando com uma lotação muito superior à sua capacidade, e isso se reflete também no abastecimento de água. Todo mundo toma banho no mesmo horário e também há muito desperdício”, afirma o gerente-geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antonio Gerardi.

De acordo com o gerente da Sanepar, os horários de maior demanda de água no Litoral são ao meio-dia, quando o pessoal volta da praia, toma uma ducha e começa a preparar o almoço, e também do final da tarde até as 22h30. Depois disso, a demanda reduz e os reservatórios voltam a encher. Os banhos demorados e as piscinas de plástico estão entre os maiores vilões do consumo nas praias.

Para evitar os problemas de desabastecimento por falta e energia elétrica, a Sanepar, em parceria com a Copel, instalou geradores elétricos em todos os pontos de captação de água, nas estações de tratamento e estações elevatórias do Litoral do Paraná. Com isso, os temporais de verão não devem ser motivo para ninguém ficar sem água.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Doações de sangue caem no fim do ano e hemobanco pede ajuda