Falta de água no litoral vai continuar até domingo

Moradores e veranistas do litoral paranaense vão ter que conviver com a falta de água até a noite de domingo. A informação é da assessoria de imprensa da Sanepar, para quem o consumo excessivo é o responsável pelo problema. Portanto, só com a volta da maior parte dos veranistas para suas cidades de origem é que o problema do desabastecimento será resolvido, momentaneamente.

Segundo a assessoria, a atual produção da Sanepar nas cidades litorâneas não consegue suprir à demanda criada com a invasão de turistas na alta temporada. Atualmente a produção em Guaratuba é de duzentos litros por segundo e em Matinhos e Pontal do Paraná a produção é de quatrocentos litros por segundo. A Sanepar está atuando na ampliação da rede, mas as obras ainda não estão prontas. Ainda segundo a empresa, a água está chegando até as residências, só que sem a pressão suficiente para alcançar as caixas. Segundo o secretário de urbanismo de Guaratuba, Clécio Tkachichin, a promessa da empresa é de que, para a próxima temporada, as obras estejam prontas. “Acredito que aí não vamos ter mais esse problema”, prevê.

Comércio

A falta de água também é um grande problema para o comércio do litoral. Hotéis e bares têm de encontrar soluções alternativas para o racionamento forçado. Alguns estabelecimentos como o Hotel Cabana Suiça em Guaratuba contam com reservatórios especiais para enfrentar os períodos de racionamento. Outros como o Candeias tiveram de comprar água para não deixar os visitantes sem banho. “Comprei nove caminhões de 15 mil litros. Sempre tivemos falta de água mas nunca o problema chegou a esse ponto”, explica o gerente do hotel, Santo José da Silva.

Voltar ao topo