Falta d´água no litoral preocupa foliões

Faltando menos de um mês para o carnaval, os veranistas e moradores já se preocupam com a possível falta d?água nas cidades litorâneas. O problema já gerou até uma ação judicial, que tramita na 2.ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba e a criação de um sindicato para defender os interesses dos comerciantes do litoral, muito prejudicados com os transtornos impostos aos turistas nesta época.

O diretor-geral da Associação de Defesa e Orientação do Cidadão (Adoc), Fernando Kosteski, explicou que a ação tem duas vertentes: numa pede uma liminar que garanta o fornecimento d?água durante o feriado, e na outra a restituição aos veranistas que ficaram desabastecidos durante o início do ano e tiveram que recorrer a caminhões-pipa ou água mineral. “Acredito que até o final da semana que vem já haja decisão do juiz. Caso seja deferida, a liminar deve aplicar multa diária à Sanepar em caso de descumprimento”, contou Kosteski. Ele salientou que em caso de falta de água a empresa deve disponibilizar caminhões-pipa gratuitamente.

Em janeiro foi criado o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Sindilitoral). O presidente da entidade, José Carlos Chicarelli, disse que o sindicato nasce com o objetivo de ajudar a criar um turismo sustentável durante todo o ano da região. “Porém, neste primeiro momento, nosso objetivo é tentar evitar que falte água durante o carnaval. Vamos insistir com os órgãos competentes e fazer campanhas para que os veranistas economizem”, destacou.

Medidas

O gerente de negócios da Sanepar no litoral, Gilberto Tomazella, explicou que várias medidas estão sendo tomadas para que não falte água durante a folia de momo. Em Guaratuba entrará em funcionamento mais um reservatório de 5 mil metros cúbicos, no bairro de Coroados. A produção de água também deve aumentar de 170 litros por segundo para 200 l/s. Também foram feitos mais 22 quilômetros de rede de distribuição. A expectativa é que isso seja suficiente para atender cerca de 200 mil pessoas.

Já em Pontal do Paraná e Matinhos foram construídos mais três reservatórios, com capacidade total de 4 mil metros quadrados. A produção de água em Praia de Leste também aumentou de 260 l/s para 310 l/s. Em Matinhos a produção é de 200 l/s. Os dois sistemas são integrados. “Quanto aos caminhões-pipa, ainda estamos estudando esta possibilidade. Todavia, posso garantir que setores essenciais como hospitais, por exemplo, não sofrerão com desabastecimento”, garantiu Tomazella.

Voltar ao topo