Falta d?água deixa litoral em alerta para o Carnaval

A falta de água, que marcou a virada do ano no litoral do Paraná, está deixando os comerciantes e veranistas em alerta para o Carnaval. A expectativa é que muitas pessoas deixem de passar o feriado na praia. A Sanepar promete entregar algumas obras que deverão amenizar os problemas, mas, solução definitiva, somente para a próxima temporada.

O proprietário do hotel e restaurante Casarão, em Matinhos, Nilson Vedelin disse que o hotel estava lotado na virada do ano, e foi constrangedor ter que explicar para os hóspedes que eles teriam que ficar sem água. “Tivemos que levar água com baldes para a limpeza dos vasos sanitários, e os banhos tiveram de ser com canecas”, disse. Segundo ele, muitos não entenderam o problema e, “além de garantir que não voltam mais ao litoral, ainda saíram falando mal do Paraná”. A expectativa de um grande número de pessoas nas praias, também no Carnaval, deixa o empresário apreensivo, por ser um período excelente para o setor, ele acredita que ainda falta infra-estrutura para receber o turista.

Temor

A gerente da Pousada do Vovó, na praia de Caiobá, em Matinhos, Lessa Farias, afirma que também está preocupada com o Carnaval. “Essa situação pode afugentar o turista aqui do Paraná”, afirma. Lessa disse que durante a passagem do ano a pousada não sofreu com a falta total de água, porque possui um sistema de abastecimento interno, porém, o consumo teve que ser reduzido. A proprietária do restaurante Sol Nascente, em Guaratuba, Geneci Hernaski comenta que a falta de água no município durou oito dias, e quem não estava prevenido, teve muitos prejuízos. “Investi cerca de R$ 1 mil para a construção de uma cisterna, pois sei que todo ano é sempre o mesmo problema”, comentou. Para a comerciante, o uso desnecessário da água também ajudou a agravar o problema.

Solução

A Sanepar admite que a produção de água no litoral é insuficiente para atender a grande demanda registrada, todos os anos, na virada do ano e carnaval. O gerente de negócios da empresa no litoral, Gilberto Tomazella, garante que o problema só vai ser solucionado para a próxima temporada, quando deverão ser concluídas as obras que estão sendo feitas pelo governo do Paraná com recursos de um banco japonês ? R$ 70 milhões para obras para melhoria no abastecimento e rede de esgoto.

Em Guaratuba o aumento na produção deverá passar de 170 litros/segundo pra 460 litros/segundo; e em Matinhos e Pontal do Paraná o aumento será de 400 litros/segundo para mil litros/segundo. “Isso não é mais uma utopia, e podemos afirmar que na próxima temporada tudo vai estar concluído, pois é um dever da empresa com a sociedade”, disse o gerente. Ele afirma que hoje 50% das obras já estão concluídas, o que deverá refletir no abastecimento no Carnaval.

Até o feriado deverão entrar em funcionamento uma estação de tratamento de água em Praia de Leste, com capacidade de dois mil m3 de água, além de dois reservatórios, em Ipanema e Shangri-la, com capacidade de mil m3 cada. “Queremos imaginar que não teremos problemas com falta de água no Carnaval, mas isso só poderemos dizer na data. O que sabemos é que estamos fazendo todo o possível para agilizar as obras e atender com maior qualidade o usuário”, afirmou Tomazella.

Voltar ao topo