Falec forma a primeira turma de Pedagogia

A Faculdade Leocádio José Correia (Falec) está formando, no próximo dia 13 de agosto, a primeira turma do curso de Pedagogia. Com habilitação em infantil e fundamental, e reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com conceito A, o curso foi o primeiro a ser implantado na instituição, no ano de 2000. Hoje a Falec oferece também vagas para os cursos de Administração e Teologia Espírita, que é o único no Brasil.

O professor da Faculdade e presidente da mantenedora – Lar Escola Leocádio José Correia – Mauri Rodrigues da Cruz, afirma que a formatura dos 65 alunos tem uma importância significativa, porque ela se confunde com a fundação da instituição. Ele destaca que a opção por iniciar as atividades da faculdade com Pedagogia se deu “pelo papel importante que esse profissional tem na construção de uma mentalidade crítica da sociedade”.

Para Mauri Rodrigues da Cruz, o grande diferencial deste curso foi trabalhar a transdisciplinidade e complexidade da ciência do conhecimento. Para isso, aprofundaram estudos na cultura popular de massa, cultura humanista e cultura científica. “Isso contribuiu para a formação de um aluno que não apenas ouviu e participou das aulas, mas que teve condições de construir conhecimentos e alcançar o saber, para poder vivenciar o saber social”, disse.

Sobre o perfil dos formandos, o professor destaca que a maioria são mulheres, muitos dos quais já atuam no ensino fundamental e infantil, ou já são formados em outras áreas de conhecimento. Mas a grande surpresa entre os alunos, diz Cruz, foram os trabalhos de conclusão de curso, com temas como a avaliação, a transdisciplinidade fizeram releitura de autores nacionais como Anísio Teixeira e Paulo Freire. Outra feliz constatação, diz o professor, é que muitos alunos também deverão se dedicar à pesquisa.

Para a formanda Leila Regina Sanches, o curso abriu um leque de possibilidades profissionais. “Ele me ampliou os conhecimentos e vi que posso atuar de forma diferente na sociedade. Além disso, ele vale para a vida”, falou. Leila disse que na Falec, particularmente, o conteúdo é trabalhado com uma visão do ser humano, trazendo à tona o potencial de cada um como transformador da sociedade. “Pedagogia é a profissão das profissões, pois atua na formação do ser humano, lapidando dentro da sua especialidade profissional”, disse.

Processo seletivo

A Faculdade Leocádio José Correia conta com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas. O processo seletivo para o ingresso nos cursos de Pedagogia, Administração e Teologia Espírita será realizado no mês de dezembro. A Falec está adotando a modalidade de vestibular agendado – onde o candidato marca um dia para entrevista. Além disso, irá ofertar turmas de complementação, que serão voltadas para os alunos que já possuem uma graduação e querem adquirir uma especialização específica para atuar em licenciatura, fundamental e no ensino médio. Outras informações sobre a Falec podem ser obtidas pelos telefones (41) 357-6852 ou 246-5717.

Voltar ao topo