Fagundes Varela não é rua segura

Moradores do Jardim Social, em Curitiba, se queixam da periculosidade da Rua Fagundes Varela, uma das principais vias de acesso ao bairro. O trecho considerado mais crítico fica entre as ruas José Mário de Oliveira e Renato Tadeu. No local há um aclive que dificulta a visibilidade dos motoristas que queiram cruzar as pistas da Fagundes Varela e de pedestres que precisem atravessar. Para complicar ainda mais, os veículos costumam passar em alta velocidade, sem respeitar os limites impostos.

“É muito difícil atravessar a Fagundes, principalmente em horários de pico”, comenta o representante comercial Luiz Carlos Guimarães, que mora na Renato Tadeu. “Muitas vezes, por volta das 18h, levo até dez minutos para fazer a travessia. Acho que o ideal seria a colocação de um semáforo antes da Rua Lange de Morretes (que fica antes da José Mário de Oliveira para quem vai do centro à BR-476).”

O comerciante Gilson Luiz Pereira é proprietário de uma loja de som automotivo localizada na Fagundes Varela. Ele estaciona seu veículo todos os dias em frente ao estabelecimento e, no final do expediente, sente muita dificuldade para sair. “O fluxo de veículos é bastante intenso. Às vezes, eu tenho que me arriscar para conseguir sair do local em que estou estacionado, pois os carros não dão trégua e os motoristas também não têm visibilidade para verem que eu estou saindo”, conta. “Nunca aconteceu nada, mas várias vezes as pessoas já buzinaram e tiveram que frear para eu poder entrar na via.”

Quase que diariamente, o porteiro João Leonides Azevedo, que trabalha em frente à loja de Gilson, precisa ajudar crianças que estudam em uma escola próxima à via. Ele diz que os riscos para atravessar a rua são imensos. “Há cerca de dois anos, havia uma lombada na altura da Rua Renato Tadeu, mas ela foi retirada e a Fagundes está muito perigosa”, diz. “Em horário de saída de aula, as crianças ficam paradas nas calçadas e não conseguem atravessar. Fico com medo que algo aconteça e acabo ajudando-as, mas é muito arriscado para todos.”

Diretran

A gerente de engenharia de trânsito da Diretran, Rosângela Maria Batistella, informa que existe um projeto de revitalização da Rua Fagundes Varella, que deve começar a ser executado em 2005. Esse projeto inclui melhorias no trânsito da via. “Também estamos estudando a instalação de um novo redutor eletrônico de velocidade antes da Ruas Lange de Morretes”, finaliza.

Voltar ao topo