Começa no próximo dia 14 e prossegue até o dia 7 de julho a Exposição de Canários de Cor e de Porte, promovido pela Sociedade Paranaense de Canaricultura e Ornitologia (SPCO), em Curitiba. Este ano o evento ganha uma atenção especial, já que se trata da 50.ª edição, as Bodas de Ouro.
Durante três semanas, estarão em exposição cerca de 3.400 pássaros. De acordo com o presidente da SPCO, Olímpio Antônio Schwinski, existem quase 460 espécies de canários na categoria “cores” e outras duzentas na categoria “porte”.
No último fim de semana, houve julgamento dos canários de porte, contou o presidente da SPCO. Os cinco primeiros colocados ganharam prêmios como troféus e placas e devem participar do campeonato estadual, que acontece de 23 a 27 de junho, em Cornélio Procópio. Já o primeiro e segundo colocados participam da etapa nacional, que acontece de 3 a 13 de julho, em Florianópolis (SC). O concurso regional para canários de cor está marcado para os próximos dias 9 e 10, em Curitiba.
Preço médio
Durante a exposição, os visitantes poderão comprar canários, cujos preços médios variam de R$ 30 a R$ 50. Segundo Schwinski, a meta é comercializar mais de quinhentas aves no período. Entre os cuidados que os futuros donos de canários têm que tomar, Schwinski cita a alimentação correta ? à base de alpiste, aveia e colza ?, troca de água e limpeza da gaiola.
A média de vida do canário é de cinco anos, desde que colocado em ambiente adequado, sem corrente de ar. “Não pode deixá-lo nem exposto ao frio, nem muito tempo ao sol”, orienta.
Serviço
– A exposição ficará aberta na sede da sociedade, na Rua Trajano Reis, 519, Centro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Informações: (41) 222-6341.


