Exposição de fotos mostra as florestas de Araucárias

A natureza é o foco do trabalho do fotógrafo paranaense Ricardo Zig Koch Cavalcanti, que há mais de quinze anos também documenta as florestas de Araucárias – trabalho que resultou em 120 mil imagens. Destas, 39 estão expostas em Araucária – A Floresta do Brasil Meridional, que abre no Hall da Secretaria de Estado da Cultura nesta sexta-feira (19) e permanece até 24 de outubro. A entrada é franca.

O olhar sensível de Zig sobre a fauna e flora destas florestas revela cenários de mata virgem, ainda no século XX, até seus últimos remanescentes. “A floresta com Araucária, bioma único em todo o planeta, não resistiu às serras, machados e motoserras. Ficou restrita à pequenas áreas isoladas”, explica Zig.

Segundo ele, o trabalho documenta a heróica resistência da floresta, além da flora e da fauna do Sul do Brasil. “Mas em qualquer tempo, a Araucária é um espetáculo a ser admirado. Envolta pela neblina, fustigada pela chuva, banhada pelo sol, evidencia a ramificação simetricamente perfeita de seus galhos, de um verde muito escuro. Uma feição bela e majestosa”, diz o fotógrafo.

Serviço

Mostra de fotografias Araucária – A Floresta do Brasil Meridional.

De 19 de setembro a 24 de outubro de 2008 no Hall da Secretaria de Estado da Cultura

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro

Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Entrada franca.