Expansão do software livre em debate no Paraná

A Secretaria de Assuntos Estratégicos coordenou, ontem, debate para expansão do software livre no Paraná. Representantes de organizações não-governamentais, empresas de informática, faculdades, secretarias e autarquias governamentais apresentaram propostas para formação de grupo coordenador e ações para aumento da utilização dos softwares de código aberto. “O governo já está implantando softwares ? como o Linux e Open Office ? na rede pública, agora cada setor da sociedade deve apresentar suas demandas e propostas de utilização”, afirma o secretário Nizan Pereira.

O debate é uma prévia para o evento que será realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, que faz parte da agenda internacional para o software livre. A utilização de programas de código aberto representa ? além de ato para democratização do conhecimento ? a economia de US$ 2,5 bilhões por ano, para os três níveis da administração pública, apenas no pagamento de licenciamentos.

Em média, os softwares devem ser substituídos a cada dois anos. Existe ainda a expectativa da economia com a substituição de hardware, a parte física do computador. Com sistemas operacionais e programas livres, o usuário não fica atrelado aos que dependem da compra de nova máquina.

Os programas de código aberto permitem a reprodução sem custos, o que facilita sua disseminação. Além da economia, permite maior adequação do software às necessidades do usuário e ao equipamento no qual pretende instalá-lo.

Voltar ao topo