Expansão da rede de esgoto reduz poluição nas praias do Paraná

Estudo feito em conjunto pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Sanepar divulgado nesta quinta-feira (10) mostra que a expansão da rede de esgoto no litoral provocou a redução do volume de contaminação em 64% dos pontos monitorados nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

O levantamento aconteceu entre os dias 17 de dezembro de 2007 e 2 de janeiro deste ano, período em que a produção de água tratada pela Sanepar registrou acréscimo de 8,1%, em decorrência do aumento do número de veranistas no litoral. Os dados são em comparação ao mesmo período do ano passado.

Foram conferidos os índices de contaminação do mar em 28 pontos monitorados pelo IAP. Em 16 deles houve expressiva redução da carga poluidora. Nesta temporada, o Instituto monitora 43 pontos, incluindo áreas onde o saneamento não é de responsabilidade do governo estadual, como na Ilha do Mel.

A pesquisa teve por base os procedimentos previstos na resolução 274/2000 do Conama ? Conselho Nacional do Meio Ambiente – que usa como referência para definir a balneabilidade a presença, no mar, da bactéria Escherichia colli.

Para o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, os números deverão melhorar ainda mais nos próximos dias, com as ações que estão sendo feitas pela empresa em conjunto com a sociedade organizada do litoral, IAP, Força Verde e Ministério Público. ?Juízes e promotores de Matinhos e Caiobá se somaram ao governo para exigir que sejam feitas as ligações à rede de esgoto, inclusive com a realização de audiência públicas?, afirmou.
Jacob disse ainda que a empresa trabalha para atender também áreas que ainda não foram contempladas com a rede de esgoto, com serviço limpa-fossas, limpeza e correção de canais, e outras práticas para impedir que a balneabilidade das praias seja comprometida.

Voltar ao topo