Exército promove hoje 67.ª Corrida do Facho

Acontece hoje pela manhã, no Centro Cívico, em Curitiba, a 67.ª edição da Corrida do Facho. O tradicional evento é promovido pelo Exército Brasileiro, mas não são só os militares que competem, pois há categorias abertas para civis. A prova, que começa às 9h, é promovida todo ano na semana do Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto.

O comandante do 20.º Batalhão de Infantaria Blindada (20.º BIB), tenente-coronel Carlos Eduardo Bornhausen Cardoso, explicou que a corrida começou em 1937 por iniciativa do segundo-tenente José Campos de Aragão e de membros do Círculo Militar do Paraná. “Na época o percurso era de 30 quilômetros desde Quatro Barras até o Centro de Curitiba. Como a prova era noturna, os competidores revezavam uma tocha para iluminar. Ela ia passando para cada competidor, em um revezamento até chegar em Curitiba. Cada um corria um quilômetro”, explicou.

Hoje a competição é disputada num revezamento de onze atletas, que correm 930 metros cada. Ao invés da tocha, eles carregam um bastão. São quatro categorias: duas militares (unidade e subunidade); uma escolar e uma para convidados (atletas civis, policiais militares, bombeiros, membros da marinha etc.). “A equipe vencedora da categoria unidade tem a honra de levar o fogo simbólico da pátria na abertura da semana da Pátria, dia 1.º de setembro”, contou Bornhausen. Ele destacou que nas categorias militares existe a exigência de que soldados e cabos recém-incorporados também participem, não apenas veteranos.

Melhor atleta

Normalmente, as unidades colocam seu melhor atleta para abrir as provas. Daí a premiação com uma medalha para o atleta que ganhar a primeira parte da prova. “Nossos atletas são escolhidos durante o ano, principalmente numa competição interna que chamamos de fachinho”, lembrou.

O 20.º BIB é o grande vencedor histórico da corrida do facho, que conta inclusive com unidades do Exército do Estado de Santa Catarina. “Já ganhamos 39 vezes e este ano queremos o quadragésimo título”, resumiu.

Voltar ao topo