O Exército Brasileiro divulgou na tarde desta quarta-feira (18) o balanço das apreensões realizadas no Paraná e em Santa Catarina durante todo o ano de 2016. Ao todo, foram mais de 12.800 explosivos, 49 mil espoletas, 26 mil metros de cordel e 63 mil munições.

continua após a publicidade

Além desses produtos, também foram contabilizados 23 estopins, 87 retardos, 253 armas, 30 lunetas, cerca de 3.700 estojos e mais de 6 mil quilos de nitrato de amônia.

De acordo com o Exército, esse trabalho foi realizado pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) durante as operações Rastilho II, Azoto, Dínamo IV, Vulcano e Alta Pressão III e IV que fiscalizaram o comércio de armas e munições em pedreiras e clubes de tiro.

As ações também inspecionaram diversas empresas e autuaram 65 por irregularidades administrativas. “Em uma delas, o proprietário foi preso em flagrante pela Polícia Militar por posse ilegal de arma e outra loja foi fechada na capital paranaense por estar cometendo irregularidades administrativas”, informou, em nota.

Produto controlado

continua após a publicidade

Para que um produto seja “controlado pelo Exército”, ele precisa ter poder de destruição ou outra propriedade de risco. Além disso, é necessário que o uso seja restrito a pessoas físicas e jurídicas legalmente habilitadas, capacitadas técnica, moral e psicologicamente, de modo a garantir a segurança da sociedade.