O excesso de chuvas que atingiu o litoral do Paraná nos últimos dias não atrapalhou apenas o carnaval dos foliões, mas causou muitos estragos pelas ruas.

continua após a publicidade

De acordo com balanço da Defesa Civil do Paraná, mais de mil pessoas foram afetadas pelas chuvas que caíram na região desde sexta-feira (13). Quatro municípios foram atingidos, oito casas danificadas e 28 pessoas estão desalojadas. Guaratuba é a cidade mais atingida com 530 pessoas afetadas por causa de alagamentos, e Morretes registrou 500 casos.

Em todo o estado, o número de atingidos chegou a 1.441.

Riscos

continua após a publicidade

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo segue com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, mas com uma irregularidade maior. Apesar do mau tempo dar uma trégua, o volume de água nos últimos três dias foi tão grande que as enchentes e o risco de desabamento continuam. “Desde a noite de sexta até hoje choveu mais de 250 mm, sendo que a média para o mês de fevereiro é de 300 mm. Com o solo muito encharcado, a continuidade das chuvas, mesmo que em volumes pequenos, pode ser um risco”, explica a meteorologista Sheila Paz.