Excelente balneabilidade em quase todo litoral do Paraná

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou ontem o quinto boletim de balneabilidade. A qualidade da água foi considerada excelente para banho em todos os pontos avaliados no município de Pontal do Paraná, apesar do aumento de cinco novos pontos impróprios nos balneários com maior infra-estrutura.

“No município de Pontal do Paraná o número de grandes hotéis e condomínios é pequeno se comparado a Caiobá e Guaratuba, o que faz com que a qualidade da água seja superior aos demais balneários”, declarou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Segundo ele, a qualidade da água é inversamente proporcional ao número de veranistas no litoral.

A água passou a ser imprópria para banho em Morretes, no Rio Nhundiaquara, em Porto de Cima; na praia de Brejatuba, em Guaratuba, no ponto situado na Rua Pedro Álvares Cabral; em Caiobá, no ponto localizado 100 metros à direita do canal Caiobá, e em Matinhos, 200 metros à esquerda do morro e no mercado dos pescados.

Além desses cinco novos pontos, continuam impróprios outros nove pontos nas praias de Caieiras, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Ilha do Mel, com dois pontos impróprios e dois que tiveram uma melhora nesta quinta avaliação.

Os pontos monitorados pelo IAP são os que estão próximos a esgotos e onde há maior fluxo de banhistas. Rasca afirma ainda que, mesmo com os comerciantes locais sendo contra a divulgação dos pontos impróprios para banho, o IAP deverá continuar o trabalho de análise da balneabilidade para evitar possíveis danos à saúde da população

O boletim de balneabilidade avalia durante cinco semanas a qualidade da água para banho nas praias do litoral do Paraná. A última análise teve início no dia 14 de dezembro, esta coleta feita no dia 11 de janeiro deste ano, e outras sete coletas ainda serão feitas até o dia 29 de fevereiro, quando termina a temporada de verão.

Os boletins de balneabilidade estão sendo distribuídos semanalmente pelo IAP em todos os balneários do Paraná e também podem ser acessados pela internet, através do site www.pr.gov.br/iap.

Voltar ao topo