Exame do Detran derruba 43% dos candidatos

A dona de casa Roseli Maria Roque Gritten reprovou pela quinta vez no exame prático de habilitação. O nervosismo na hora da prova foi a principal explicação. Aliado a isso, Roseli fez apenas 15 horas/aula em um centro de formação de condutores. Histórias como a de Roseli vêm se repetindo todos os dias no Departamento de Trânsito (Detran) de Curitiba, onde a média de reprovações chega a 43%. No mês de julho, do total de 10.169 pessoas que realizaram os exames, 4.369 foram reprovadas.

Esse alto índice de reprovação é preocupante, diz a chefe da banca examinadora do Detran, Yara Kiyomo Sanada de Oliveira Pimenta. Segundo ela, um dos motivos que levam à reprovação é que as pessoas ficam muito nervosas durante o exame. “Isso é até normal, já que estão sendo analisadas”, considera. Porém, ela entende que o tempo de aulas práticas – a legislação estabelece um mínimo de 15 horas/aula – é muito pouco para se ter domínio de um veículo.

A inexperiência também está ligada à idade. Yara comentou que a grande maioria dos candidatos que passa pelo Detran está completando 18 anos. “A maioria, no mês do aniversário, já está aqui”, contou. “Isso também tem relação com a questão profissional, pois muitas empresas exigem como pré-requisito a carteira de habilitação.” Isso pode ser observado principalmente pelo aumento na procura pela habilitação na categoria A, para motos. Diariamente são ofertados 80 exames para carteira A, mas a demanda é muito maior.

O segundo exame depois da reprovação só pode ser marcado após quinze dias. “E quando esses candidatos voltam, eles sabem menos ainda”, avalia o chefe da Controladoria Regional de Trânsito do Detran, Herivelto do Carmo. Isso porque, segundo ele, muitos nem voltam a fazer mais aulas práticas e, se aprenderam pouco com 15 horas, acabam esquecendo sem praticar.

De acordo com Carmo, o Detran tem procurado conscientizar os centros de formação de condutores (CFCs) da necessidade de uma melhor preparação dos candidatos. “Nós até pedimos que eles façam um pré-teste, e só encaminhem para o exame os alunos que estiverem preparados”, comentou.

Ele diz que até o final do ano o Detran estará implantando um sistema de controle informatizado nos centros de formação, ligado diretamente ao órgão de trânsito, que terá condições de acompanhar todo o conteúdo repassado ao aluno, bem como seu desempenho. “Através da digital do aluno, teremos condições de saber quantas vezes ele foi até o centro e como foi seu desempenho”, explicou. O sistema também vai permitir um controle sobre os instrutores, o percurso percorrido e o índice de reprovação de cada CFC. Atualmente existem cerca de 540 centros de formação no Paraná, dos quais 150 estão em Curitiba.

Voltar ao topo