A chuva não impediu que ex-pracinhas participassem ontem das tradicionais comemorações do Dia da Vitória, que todos os anos são promovidas pela Legião Paranaense do Expedicionário, no Museu do Expedicionário, em Curitiba. Na ocasião, foram feitas alusões ao dia 8 de maio de 1945, data da derrota da Alemanha nazista em favor das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial.
?O Brasil teve participação efetiva na guerra. Por isso, a vitória também é dos brasileiros. Ficamos 239 dias em ação, conquistamos quatrocentos quilômetros de território inimigo na Itália (em Monte Castelo, Montese e Colechio), fizemos mais de 20 mil prisioneiros e perdemos 451 homens, de 25 mil que foram enviados para combate?, lembrou o presidente da legião, Benur Augusto Munes.
Durante as comemorações, a emoção dos ex-pracinhas era grande. Muitos recordavam de situações vivenciadas na guerra. ?Passamos muito frio e tivemos que aprender a caminhar na neve. Saímos do Rio de Janeiro com um calor de 35ºC. Quando chegamos na Itália, fazia -20ºC. Nenhum de nós era acostumado a temperatura tão baixa?, disse o veterano de guerra Reinaldo Pontarolli, de 86 anos.
Já Pércio Ferreira, de 89 anos, que foi subcomandante da 4.ª Companhia do 6.º Regimento de Infantaria, lembrava dos companheiros mortos. ?No último dia da guerra, um soldado paranaense foi ferido nas pernas e acabou ficando alejado. Tenho muitas recordações tristes. Perdi oito companheiros?, contou.
Outro pessoa lembrada foi o sargento paranaense Max Wolff Filho, nascido no município de Rio Negro e considerado um dos maiores heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Ele foi morto poucos dias antes do final da guerra, em 12 de abril de 1945, após ser metralhado em uma batalha ocorrida na Itália.
O Museu do Expedicionário é composto de um amplo acervo sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra. São fotografias, filmes, mapas, uniformes, armas, livros e ilustrações que remetem o público visitante ao passado. Fica na Praça do Expedicionário s/n.º, no Alto da XV. Funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e nos sábados, domingo e feriados, das 13h às 17h.


