Evento nacional mede conhecimento de alunos

Curitiba sediou ontem a segunda fase do 1.º Desafio National Geographic Brasil, parte do projeto Viagem do Conhecimento. O evento mede o conhecimento de alunos das 7.ª e 8.ª séries do ensino fundamental e do 1.º ano do ensino médio, principalmente na disciplina de Geografia.

Cerca de 400 alunos de 53 escolas das redes pública e particular participaram da etapa no Colégio Nossa Senhora do Assunção. Quarenta deles vão passar para a terceira fase, que acontecerá em São Paulo. Está prevista ainda uma final mundial no ano que vem.

De acordo com a Editora Abril, que publica a revista no Brasil, o grande objetivo do projeto é fazer com que os jovens “conheçam o País mais a fundo e comecem a despertar para o que chamamos de cultura de viagem”.

Além da Geografia, os estudantes também precisam conhecer temas como história, turismo, vida sustentável, diversidades sociais e culturais do Brasil, além de atualidades sobre natureza e meio ambiente.

Os alunos que participaram da segunda fase são os 5% com melhor desempenho na etapa anterior. “O desafio envolve 900 mil alunos no Brasil todo”, diz o professor de Geografia Luciano Stangue, um dos coordenadores do evento.

A prova envolve 18 questões de múltipla escolha e uma redação. O tema, este ano, foi a globalização. Para o aluno Emanuel Cassou dos Santos, 14 anos, a prova tinha um nível médio de dificuldade. “É trabalhosa, mas estou gostando”, diz.