A Prefeitura e o Curitiba Convention Bureau promoveram nesta terça-feira (3), no restaurante Petit Château, em Santa Felicidade, evento com 30 empresários para apresentação de Curitiba como sede preferencial para turismo de negócios no Brasil. A capital ocupa posição de destaque entre as melhores cidades brasileiras para realização de eventos de negócios.
O diretor-presidente do Curitiba Convention Bureau, Adonai Aires de Arruda, abriu a apresentação destacando a importância da parceria das empresas privadas com o setor público para promover a cidade como destino preferencial para eventos de negócios. "Nosso compromisso permanente é mostrar que Curitiba tem o perfil que o setor de turismo de negócios busca", disse.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, mostrou aos empresários a infra-estrutura urbana e programas para o setor turístico desenvolvidos em Curitiba. "Por determinação do prefeito Beto Richa, Curitiba está sendo preparada para receber turistas de todos os lugares e para todas as finalidades", disse Carvalho.
"Atualmente, Curitiba é a cidade brasileira que mais recebe eventos médicos e automobilísticos, setores exigentes que exigem uma infra-estrutura de grande porte", afirmou Luiz de Carvalho. Carvalho listou melhorias na infra-estrutura da capital para receber eventos internacionais, como a instalação de placas de sinalização nas principais vias da cidade, que seguem padrões internacionais, com indicações de pontos turísticos em português e inglês.
Investimentos –
Além disso, foram criados na gestão Beto Richa o Instituto Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, órgãos ligados à Prefeitura que contribuem para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento sócio-econômico no Município e região.
O resultado das ações levou Curitiba a ocupar posição de destaque no cenário nacional para realização de eventos de negócios. Em 2002, a capital ocupava a 21ª colocação entre cidades brasileiras para o turismo de negócios. Passou para a 6ª posição, em 2006, seguida de Foz do Iguaçu, que ocupa o 7º lugar. O Paraná é o único estado brasileiro com duas cidades entre as 10 primeiras colocadas no ranking do turismo de negócios.
A Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, promoveu no ano passado a reforma e a revitalização de importantes pontos turísticos, como o Jardim Botânico e os teatros Ópera de Arame e Paiol. Pela parceria, será revitalizado o Paço Municipal, no centro da cidade, um dos conjuntos mais importantes da arte noveau do Brasil.