Evento da Abrasel projeta Mundial de 2014

A Copa do Mundo 2010 nem bem começou e os preparativos para o Mundial de 2014, que será em Curitiba, já iniciaram. Um evento que vai começar amanhã, em Foz do Iguaçu, tem como prioridade discutir assuntos relacionados a bares e restaurantes, como treinamento de profissionais nas áreas de segurança alimentar, idiomas, gestão de pessoas e pontos turísticos.

O encontro é nacional (vai reunir profissionais dos 27 estados do País) e é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento, que ocorre no Hotel Rafain Palace e cuja entrada é um quilo de alimento não-perecível, segue até o dia 17.

A Abrasel, em parceria com o Ministério do Turismo, pretende capacitar 150 mil trabalhadores das 12 cidades sedes da Copa de 2014. Somente no litoral do Paraná, Foz e Curitiba, serão de 1.500 a 2 mil pessoas treinadas.

“Tudo para o turista que vier para cá em 2014 se sinta bem recebido”, comentou um dos diretores da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu. O evento vai tratar especialmente do treinamento dos profissionais, mas também contará com palestras sobre gastronomia, além de workshops e palestras sobre assuntos econômicos (lucro Presumido, negócios nos Estados Unidos, tributos, entre outros).

Aliás, a questão da carga tributária é uma das grandes reclamações dos proprietários de bares e restaurantes. Os empresários do setor de alimentação fora do lar, por exemplo, alertam que o peso da carga tributária e as elevadas tarifas cobradas pelas empresas de cartão de crédito podem levar cerca de 50% dos restaurantes do País a fechar as portas em até dois anos.

“Somos o setor que mais emprega no País, geralmente pessoas de baixa renda, mas também somos os mais frágeis em função da carga tributária”, disse Bartolomeu. No Paraná, o setor conta com mais de 50 mil empresas, e emprega pelo menos 300 mil trabalhadores.

O encontro nacional tem também o apoio do Iguassu Convention Visitors Bureau e Itaipu Binacional. Lei Seca e Antifumo, da mesma forma considerados pelo setor como entraves para o desenvolvimento, também serão temas discutidos no evento em Foz do Iguaçu.