Evento contra a violência mobiliza comunidade no Cajuru

Para protestar contra a violência no bairro Cajuru, em Curitiba, movimentos sociais em conjunto com empresários e moradores realizam neste sábado (7) o evento “Construindo a Cidadania”, que inclui a 2º Caminhada pela Paz.

“Existe uma violência muito grande no bairro. A comunidade sentiu necessidade de fazer um ato a favor da paz para tirar esse sentimento de violência que sofremos diariamente” afirma a educadora Enemari Wrublevski, que participa do grupo de liderança comunitária Andorinhas.

A Caminhada pela Paz terá concentração às 13h, em frente à Unidade de Saúde Trindade II e percorrerá cerca de dois quilômetros até a Escola Municipal Enéas Faria. A expectativa é de participação de 400 pessoas, que vão carregar 120 balões brancos, além de faixas e cartazes com mensagens de paz.

“Pedimos às pessoas para que compareçam com roupas brancas. No final da caminhada vamos soltar os balões em um ato para representar a paz”, afirma a educadora Enemari Wrublevski, que participa do grupo de liderança comunitária Andorinhas.

Assim como na última caminhada, realizada em 2006, quem receber os balões em qualquer lugar da cidade vai ser presenteado com uma camiseta estampada com mensagem de paz. “Na última ocasião, recebemos ligações de pessoas dos bairros Uberaba, Boqueirão e de Campo Largo [região metropolitana] que haviam achado os balões”, conta Enemari. As ligações devem ser feitas para o número de telefone que está dentro do balão.

As outras atividades acontecem na Escola Enéas Faria (Rua dos Ferroviários, s/nº) das 10h às 17h. No local, estarão disponíveis para a população serviços das Unidades de Saúde, cartórios, Companhia Metropolitana de Habitação (COHAB) e Fundação de Ação Social (FAS), além da prática de esportes e brincadeiras.