Estudantes usam O Estado em projeto

O Colégio Marista Pio XII, de Ponta Grossa, está participando do 3.º Congresso Paranaense de Educação, que acontece na sede do Cietep, em Curitiba, com a apresentação do projeto Lendo e Construindo com o Jornal. O projeto foi desenvolvido por cerca de sessenta alunos da quinta série do ensino fundamental, no segundo semestre do ano passado, com base em uma visita realizada às dependências da TV Iguaçu e da Editora O Estado do Paraná, que publica os jornais O Estado e Tribuna do Paraná.

Segundo a arte-educadora Luciana Marinho Amatnecks, durante a visita os estudantes conheceram todo o processo de produção de um jornal, desde a criação das reportagens até o processo final de confecção do produto. Quando retornaram a Ponta Grossa, fizeram seu próprio jornal em formato A3 e com notícias internas do colégio.

“Os alunos fizeram as entrevistas, escreveram matérias, criaram anúncios publicitários e sessão de classificados”, conta Luciana. “O jornal recebeu o nome de Informativo Marista e contribuiu para que as crianças criassem o hábito de ler, de forma crítica, os jornais diários presentes no Estado. Assim, o projeto cumpriu com seu principal objetivo.”

Congresso

O Congresso Paranaense de Educação encerra-se hoje. Além da exposição do projeto do Colégio Marista, estão sendo realizadas palestras, mesas redondas sobre temas ligados à educação e feira de livros. Participam do evento cerca de setecentas pessoas de todo Brasil. Mais informações: www.congressodeeducacao.org.br.

Voltar ao topo