Estudantes transformam lixo em artigos de moda

Garrafas PET, latinhas de alumínio, sombrinhas velhas, jornais, vidros, sacos plásticos, caixas de leite e uma série de outros materiais recicláveis se transformaram em obras de arte nas mãos dos estudantes de ensino fundamental e médio do colégio estadual Natália Reginato, na Vila Oficinas, zona leste de Curitiba.

Ontem, eles promoveram um desfile aberto à comunidade para mostrar suas criações na área de vestuário. Com um visual exótico, os adolescentes surpreenderam os espectadores. “O desfile acontece há três anos no colégio, sempre no mês de outubro”, conta a diretora Ana Maria Mendonça de Almeida. “Em agosto, os estudantes fazem a coleta dos materiais. Em setembro e início de outubro, confeccionam os produtos.”

Segundo Ana Maria, o objetivo do trabalho é conscientizar os jovens e seus familiares sobre a importância da destinação correta para o lixo. “Nestes três anos, os alunos já se tornaram bem mais conscientes sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente”, afirma.

Paralelamente ao desfile, foram montadas exposições de objetos criados a partir de materiais recicláveis. Entre eles: relógios, carrinhos de brinquedo, abajures e artigos de decoração.

Voltar ao topo