Estudantes protestam pelo passe livre na capital

Estudantes de três escolas públicas de Curitiba fizeram uma manifestação ontem para cobrar o passe livre. Os alunos fecharam por alguns minutos um trecho da Avenida República Argentina, no bairro Portão, em frente ao Colégio Pedro Macedo. Eles afirmam que mais de 30 mil alunos estão fora das salas de aulas por não ter como pagar o transporte. A manifestação teve a participação de cerca de duzentos alunos, e o apoio de pais e professores.

O diretor executivo da União Paranaense de Estudantes (UPE), Edimir Maciel, disse que esse número de alunos fora da escola foi divulgado pelo próprio Estado em 2000. Segundo ele, os estudantes querem que o município seja mais sensível a esta questão. “Se ele não quiser dar o passe livre para os estudantes, que pelo menos abra um canal de discussão para chegarmos a um entendimento”, disse. A presidente do Grêmio Estudantil do Colégio Pedro Macedo, Fercea Matheus, afirmou que a questão do transporte é fundamental para muitos alunos. “A direção da escola levantou que quinhentos alunos deixaram de estudar por falta de passe”, afirmou.

A vice-diretora do Pedro Macedo, Marta Correa Rodrigues, confirmou a informação, e disse que a maioria estudava no período noturno. “Isso é muito freqüente, pois esses alunos geralmente trabalham durante o dia em empregos temporários, e quando o contrato termina eles não têm condições de pagar o transporte”, falou. A presidente da Associação de Pais e Mestres da escola, Maria Lúcia Matheus, entende que a manifestação dos alunos “foi válida”, e aposta que uma saída para amenizar a situação seria uma união de forças entre o município e empresas. Maria disse que atualmente a APM mantém com recursos próprios o transporte de vinte alunos da escola.

Lei

A Prefeitura de Curitiba informou, por meio da assessoria de imprensa, que uma lei municipal garante a meia passagem para estudantes. São beneficiados cerca de 20 mil alunos, cuja renda familiar varia de um a cinco salários mínimos. Quanto a discussão do passe livre, a Prefeitura informou que não existe nenhuma intenção de discutir o assunto.

Para o vereador Paulo Salamuni (PMDB), Curitiba é uma das únicas capitais que não tem o passe livre para estudantes. Segundo ele, existem muitos projetos sobre o assunto parados na Câmara, mas ninguém os coloca em discussão porque sabe da disposição da Prefeitura em não tratar do assunto. Salamuni defende que em vez do passe livre, é preciso reduzir a passagem de ônibus em Curitiba, já que ela onera muitas famílias. “A passagem é muito cara, e o pai de família que trabalha fora já gasta com o seu transporte, e fica sem condições de pagar o transporte do filho”, finalizou.

Voltar ao topo