Estudantes pressionam por reinvindicações

A rodada de negociações ontem entre a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos em greve abordou a pauta coletiva apresentada pelas três categorias. As reivindicações seguem o movimento nacional nas universidades federais e o debate deve ser retomado na quarta-feira (11).

A ocupação da reitoria não foi discutida na reunião e os estudantes grevistas afirmaram que passarão o fim de semana no local. Por conta disso, as reuniões dos conselhos de Planejamento, Administrativo e Ensino, Pesquisa e Extensão, marcadas para a próxima semana, serão canceladas. “Todos os documentos estão lá na reitoria, por isso, estamos sem condições de dar continuidade”, explicou a pró-reitora de Graduação da UFPR, Maria Amélia Sabbag Zainko.

Pressão

Para os estudantes, a reunião foi “positiva”, mesmo sem abordar reivindicações específicas dos alunos. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada na segunda-feira, com a presença de representantes dos três movimentos. Sobre a ocupação da reitoria, a porta voz dos estudantes grevistas, Ana Paula Pereira, ressaltou que o ato também foi motivado pelo movimento nacional de estudantes, como forma de pressionar o Mistério da Educação a negociar com estudantes de todo o País.

Voltar ao topo