Estudantes podem desocupar gabinete da retoria da UFPR

A ocupação da reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por um grupo de estudantes desde o dia 3 deste mês, pode terminar às 14h de hoje. A decisão só será confirmada depois da assembleia dos alunos, marcada para as 10h. O prazo exigido pela universidade para que os manifestantes saiam do local foi prorrogado por mais um dia. Durante reunião da Comissão de Negociação da Administração, ontem, assinaram termo de compromisso e se comprometeram a discutir internamente a saída do prédio.

Caso os alunos desocupem hoje a reitoria, a comissão não punirá ninguém pelos prejuízos causados à universidade durante os quase 20 dias de invasão, apenas pelos danos ao patrimônio, caso registrados. Porém, se a ocupação continuar, serão responsabilizados administrativamente e judicialmente. “Esta era a condição para a desocupação, sem retaliações após o fim do movimento”, disse a estudante Ana Paula Pereira.

Sem acordo

Enquanto o impasse com os estudantes chega perto do fim, a negociação entre o governo federal e os professores, que já dura dois meses, ainda está longe do desfecho. Em assembleia ontem, os professores da UFPR rejeitaram a proposta do governo, seguindo o movimento nacional. Hoje os professores da UTFPR também se reúnem para avaliar a negociação. Na segunda-feira há nova reunião com o governo federal.

Veja na galeria de fotos a reunião.

Voltar ao topo