Estudantes ganham 6 mil pães

Seis mil pães foram distribuídos, ontem de manhã, a cerca de seiscentos alunos da Escola Municipal Maria Marli Piovesan, localizada na Vila Bolivar Grando, no bairro Uberaba, em Curitiba. A distribuição foi realizada pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (Sipcep), para promover o Concurso do Maior Pão do Mundo, promovido pela Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip). O concurso será no próximo dia 16, o Dia Internacional do Pão.

Segundo o presidente do Sipcep, Joaquim Cancela Gonçalves, devem participar do concurso os sindicatos da indústria da panificação de todos os estados brasileiros. O estado que produzir o maior pão concorrerá com vencedores de outros países. A partir de então, o país que tiver feito o maior pão será considerado o grande vencedor e terá seu nome colocado no Guinness Book of Records (Livro Guinness dos Recordes).

Outro objetivo da distribuição de pães realizada ontem na Escola Maria Marli Piovesan foi incentivar o consumo de pão entre as crianças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pães nos diversos países do mundo seja de 60 kg per capita ao ano, ou seja, 3,5 pães por dia. No Brasil, o consumo anual é de apenas 27 kg per capita.

“O pão é rico em sódio, cálcio, fósforo, potássio, carboidratos e proteínas, auxiliando assim no crescimento.”

No ano passado, o Sipcep produziu um pão de 161,61 metros, perdendo o concurso para o sindicato de São Paulo, cujo pão tinha 195 metros. Este ano, o pão do Paraná deve ter trezentos metros e será preparado por quinze pessoas. O sindicato estima utilizar 150 kg de farinha de trigo, trezentos ovos, 50 litros de água, 7 kg de fermento, 3 kg de sal, 19 kg de açúcar, 7 kg de margarina, 7 kg de leite em pó e 58 kg de massa fermentada. Depois do concurso, o pão gigante será distribuído a crianças carentes.

Voltar ao topo