Estudantes festejam cultura da paz

Estudantes de seis escolas da região do Portão, zona sul de Curitiba, fizeram na manhã de ontem uma festa na cancha da Avenida Wenceslau Braz para divulgar a cultura da paz na comunidade. A festa Descobrindo Talentos e Curtindo a Paz começou pouco depois das 9h e durou até a hora do almoço.

Os alunos fizeram apresentações de música, dança e teatro e no fim soltaram mil balões com bilhetes pedindo o fim da violência. Outro objetivo da festa também foi dar uma chance ao talento artístico dos alunos dos bairros próximos.

As jovens atendidas pela “Casa das Meninas”, um abrigo da Fundação de Ação Social para crianças e adolescentes em situação de risco fizeram uma apresentação de dança moderna. A festa foi organizada pela Administração Regional do Portão, que convidou os moradores da região para vestir camisetas brancas e participar da caminhada.

Debate

Para chamar a atenção sobre a necessidade de incentivar a paz, os alunos do Ciclo II (equivalente à quarta série) da Escola Municipal Moradias Ribeirão promoveram ontem, na Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), evento de integração que envolveu os professores e os quatrocentos alunos. A idéia nasceu durante as aulas de religião em que os alunos refletiram sobre as causas do acidente acontecido no Jockey Club durante um show em maio.

Cerca de setenta alunos participaram da discussão do tema e concluíram que a atitude das pessoas, que empurraram, chutaram e agrediram umas às outras durante o show foi uma das principais causas do acidente, que causou mortes. A participação dos alunos se estendeu para fora do pátio. No mês passado eles organizaram uma passeata pela paz.

Voltar ao topo